Está chegando o final do ano e ainda não tem certeza de que o PS4 é o seu presente desejado? Então nós vamos te ajudar a entender se em 2017 ainda vale a pena comprar o console da Sony.

Os diferentes tipos do console

PS4 FAT – O original

O primeiro console a ser lançado para o PS4 foi o FAT ou também conhecido por “normal” no ano de 2013, era um modelo com aquele tamanho tradicional dos consoles da empresa.
Este modelo passou por três diferentes séries, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário. A modificação mais notória é que desde a primeira série foram criados alguns botões sensíveis ao toque e nas últimas versões estes foram substituídos por botões físicos, para evitar os problemas de auto eject muito tradicionais no PS4.

PS4 Slim


No ano de 2016 o PlayStation 4 Slim passou a ser fabricado e no mesmo ano ele fez com que a empresa anuncia-se que não iria mais trabalhar com o modelo antigo, da mesma forma que ela já faz com os modelos anteriores. Este rapaz veio menor no seu tamanho e com uma otimização de energia elétrica muito interessante, entretanto nele não foi adicionada a saída óptica de áudio que sempre veio como padrão no modelo FAT.

PS4 Pro


Agora em dezembro de 2017 a versão top do console passará a ser oficialmente vendida no Brasil, este é o modelo conhecido como PS4 PRO. Este modelo certamente é indicado para os jogadores mais exigentes, afinal o console irá propor melhores gráficos e um melhor desempenho no game. A Sony ainda trabalhou neste console para que ele entregue uma qualidade de resolução de 4K e com 60 de FPS. Logo se você tem uma TV 4k, poderá usufruir ela ao máximo. Entretanto, toda essa melhoria de potência faz com que o seu valor seja mais caro. O que na prática pode não valer a pena, por agora. Sobre jogos exclusivos nesse console, fique tranquilo, pois (até então) a Sony não possui exclusivos, que façam a necessidade real de comprar um PRO. Os atuais jogos rodam em todos os tipos de PS4.

PSN que conta devo escolher?

Esta é uma decisão bem importante saber se deve ter a conta no Brasileira, a Americana ou ainda ter as duas? Vamos explicar um pouco como funciona cada uma das contas e quais as duas diferenças para que você possa tomar a sua decisão.
Americana – Irá trabalhar com a moeda americana e em alguns cenários isso pode ser bem interessante, mas não esquece que certamente terá que cadastrar um cartão crédito internacional. Outro detalhe muito legal é que com esta conta se você for assinante da PS Plus terá acesso a jogos muito melhores, pois a Sony tem o hábito de oferecer grandes jogos exclusivos para a PS Plus Americana.
Brasileira – Na conta tradicional do brasileiro você trabalhará com a nossa moeda e terá jogos exclusivos para o nosso país, entretanto esses jogos não costumam ser tão grande como no Americano. Já para assinantes da PS Plus você certamente irá notar que não vale tanto a pena, uma vez que a maioria dos jogos são indie.

Assinante PS Plus?

Para você que não conhece este produto da Sony podemos te explicar, o PlayStation Plus tem como objetivo disponibilizar uma grande quantidade de jogos gratuitos e durante todos os mês você terá diversas promoções de até 80% no valor dos jogos.
Este é um ótimo serviço principalmente se você tem a conta americana que hoje possui os melhores descontos e jogos gratuitos.

Remote Play PS Vita

Com o PlayStation 4 você tem a possibilidade de jogar os seus jogos favoritos de qualquer lugar, desde que seja utilizado um PlayStation Vita na sua opção Uso Remoto. Entretanto o que poucas pessoas sabem é que o PS Vita também pode ser utilizado como controle para jogos multiplayers.
É isso mesmo que você leu, se você tem o PS Vita e está pensando em comprar um console, vá direto para o PS4. Este pode ser um casal perfeito, a técnica denominada pela Sony como Remote Play faz com que os dois aparelhos possam ter uma incrível interação, a fim de ter uma liberdade de jogatina muito melhor, podendo jogar o seu game onde quiser dentro da sua casa.

Interação com mídias sociais

Não podemos negar que o Dual Schock 4 é uma ótima evolução comparando a versão 3, além de uma melhor ergonomia, a característica mais notável é o espaço touch no centro do joystick. Outro detalhe é que agora temos um botão de “share”, com este você poderá compartilhar vídeos de fotos diretamente do PS4 para as suas redes sociais.

PlayStation VR

Já pensou em ter a sensação de estar dentro da casa no game Resident Evil 7, ou pilotar de dentro do carro em DriveClub? SIM! Com este projeto da Sony você pode! O óculos de realidade virtual possui uma incrível tecnologia de imersão com 360 graus de visão, criada em cima de uma super tela OLED e uma resolução Full HD.
É notável que a Sony vem se esforçando para lançar diversos jogos para essa plataforma de realidade virtual, porém até o momento temos poucos jogos, que justifiquem sua aquisição, na loja para VR. Inclusive, o bundle VR (kit) ainda é para poucos, seu valor chega a custar na faixa dos 2 mil a 3 mil reais, mas com o passar do tempo, a medida que se popularize, o preço deve cair.

Jogos que não podem faltar na sua coleção

Criamos uma pequena lista com alguns jogos para diversas (lançamentos / não lançamentos) categorias com a ideia de auxiliar a iniciar sua coleção de games no PlayStation 4.

  • FIFA 18
  • The Witcher III
  • The Last of US Remastered
  • Horizon Zero Down
  • Street Fighter V
  • Uncharted 4
  • Resident Evil 7
  • Final Fantasy XV
  • Call of Duty: WWII
  • Need for Speed Payback

É isso ai pessoal! Está é uma rápida apresentação sobre o mundo PlayStation, gostou? Vai entrar no mundo do console da Sony? Conte aqui o que você acha, vale a pena comprar? Qual modelo você optou?